Infelizmente, algumas atitudes que a família de um border collie tem, irão o magoar profundamente. Esses cães leiais, inteligentes e enérgicos são animais muito adaptáveis mas que ficam tristes diante de certas ações. Ações essas que na grande maioria das vezes, o tutor não percebe já que eles precisam de coisas específicas para se sentirem bem e amados. Veja só, no artigo abaixo, como você pode estar ferindo os sentimentos do seu “bordinho”.
1. Falta de Exercícios Físicos
Uma coisa que você faz e que acaba por magoar profundamente o seu Border Collie, é não exercitar esse cachorro regularmente. Isso é algo bem comum já que como estamos em uma sociedade que vive correndo e sem tempo, fazer exercícios o suficiente com o seu border collie, pode ser um desafio de fato. Mas isso é de fato algo muito ruim para o dia-a-dia do seu BC.
Exercícios físicos vão incluir passeios, brincadeiras com bolinhas, frisbee, cavar e qualquer tipo de atividade que promove esforço físico. Essa parte é de extrema importância principalmente quando falamos de saúde desse cão que é muito ativo e tem a necessidade de fortalecimento muscular constante.
2. Pular treinos
Ao contrário do que todo mundo pensa, os treinos não são apenas para que esse cão seja fofo, extremamente obediente e um exibicionismo. O que acontece é que não é nada disso. O treino tem uma função enorme na vida de um border collie e não fazer treinos, vai de fato magoar o seu cão.
Os border collies são cães extremamente inteligentes e que adoram um desafio novo. E por isso, além de deixar esse cão muito mais equilibrado e calmo. Esse tipo de atividade é essencial para que eu seu cachorro fique mais tranquilo em diversos aspectos e de fato gastam energia mental desse cão.

3. Não ser consistente
Consistência vale ouro quando o assunto é o bem-estar de um Border Collie. E é por isso que não ser consistente vai de fato magoar o seu cão. A inconsistência significa mudar de hábitos sempre. Mudar as regras da casa e não ter rotina.
Sendo assim, manter uma rotina regular e determinar o que pode ou não pode desde antes da chegada do seu filhote é essencial. O “as vezes” não é uma opção para eles. E devido a isso, eles podem se frustrar constantemente devido a essas inconsistências.
4. Usar de punições exageradas
As punições exageradas podem magoar e reprimir um cachorro da raça Border Collie. Por isso, nunca faça isso. Esses são cães extremamente inteligentes e que tem uma percepção absurda do que está acontecendo a sua volta. Por isso, punições mais sutis são mais adequadas.
Dê preferencia ao treinos de recompensa, assim esse cão vai ter prazer em realizar as atividades que são solicitadas.
5. Não fazer socialização da forma correta
Os cães são animais extremamente sociáveis e não é a toa que os canídeos vivem em sociedade. Por isso, socializar o seu border collie é de extrema importância, isso faz dele um cachorro mais feliz e equilibrado com certeza. Fazer uma socialização correta não tem nada a ver com levar o seu cachorro em um parcão e soltá-lo junto com outros cães sem nenhum tipo de treino para isso.

6. Não fazer a dieta correta
A dieta de um border collie é algo muito importante para sua vida de forma geral. Afinal, um cachorro com grande gasto energético, precisa de uma alimentação de alto padrão. Selecionar alimentos com alto teor de proteína e extrato etéreo é primordial para manter esse animal alegre e ativo, como é o esperado de um cão dessa raça.
Não se atentar a dieta do cão e negligencia-la, vai magoar seu BC já que ele não vai conseguir expressar toda a sua vivacidade ingerindo alimentos de baixa qualidade.
7. Manter o cão isolado
Como mencionei anteriormente, o BC é extremamente social e adora estar próximo de sua família. Esse não é um cão que vive sozinho, afinal, ele é bem apegado aos seus tutores. E deixá-lo sozinho e sem conviver com a família ou outros animais. Ao isolar o seu border collie você pode torná-lo antissocial, reativo ou ter medo em diversas situações.
8. Negligenciar sua saúde física e mental
A saúde física e mental do seu border collie é de fato de extrema importância. O problema é que muitas pessoas as negligenciam. BC com ansiedade e depressão são cada vez mais comuns e isso demonstra claramente que está insatisfeito com a situação. Porém muitos tutores normalizam isso sem saber.
Além disso, por ser um cão normalmente rústico, muitos tutores esperam muito para fazer a assistência necessária a saúde. Mas o ideal é fazer consultas e exames periódicos no seu Border Collie, mesmo sendo um cão rústico.

Confira mais artigos sobre Border Collie: