Vet Paula Silverio

Tudo sobre o Papillon: O pequeno borboleta

papillon

O Papillon é uma raça de cachorro pequena que encanta as pessoas por onde passa. E se você deseja ter um cachorrinho desses como novo membro da família, eu preparei esse post, pensando em você. 

Um Papillon é mundialmente conhecido por ser um pet inteligente, alerta, enérgicos e extremamente afetuosos com a sua família. São animais de estimação leais e que adoram passar a maior parte do seu tempo com seu tutor, já que podem ser considerados cães de colo muito afetuosos.

Apesar de seu tamanho pequeno, é um cachorro muito enérgico que precisa de atividades físicas e mentais diariamente. Caso isso não aconteça ou seja feito de forma ineficaz, há grande chance de esse pet se tornar destrutivo e também latir mais que o normal.

papillon

Origem

O Papillon é uma raça antiga e teve sua origem na Europa. Mais precisamente entre a França e a Bélgica. Seu nome é devido a uma característica física ímpar que esse cachorro tem: as suas orelhas. Papillon significa na língua francesa “borboleta”. 

Existem registros históricos e obras datadas no século XVI, que retratam cães bem semelhantes aos Papillon. E estes eram muito populares entre a nobreza europeia. A raça foi se desenvolvendo ao longo dos anos, graças a seleção de características desejáveis. Foi só no século XX que esses pequenos ficaram muito populares não só na Europa, como também nos Estados Unidos, e hoje é um cão de pequeno porte muito apreciado como cão de companhia no mundo todo. 

Características Físicas

O Papillon é um cão de pequeno porte, seu peso ideal é de 3 a 5 kg e sua altura ideal vai até 28 cm de cernelha. Lembrando que os machos tendem a ser ligeiramente maiores e mais pesados que as fêmeas. Sua cabeça é pequena e proporcional ao seu corpo, o focinho é mais curto e suas orelhas são grandes e pontudas. 
A pelagem de um Papillon é longa e dupla, sendo que a a camada externa é longa, lisa e sedosa e a camada interna é mais curta. A coloração é branca com manchas de cores variadas como preto, castanho, vermelho e sable.

Para saber mais a respeito do perfil físico oficial do Papillon, é so clicar aqui

Personalidade

Um Papillon é muito conhecido por sua inteligência. É um cachorrinho que aprende com muita facilidade comandos e tende a aprender as regras da casa bem rápido. É um cachorro que está sempre alerta a tudo o que acontece em sua volta, e por isso, deve ser adestrado o quanto antes, já que precisa ficar menos inseguro para  latir com menos frequência.  Além disso, os Papillons, são considerados cães extremamente afetuosos com seus tutores e isso faz deles, excelentes cães de companhia. 

Por mais que eles sejam pequenos e a maioria das pessoas pensem que ele vai viver bem em um apartamento pequeno, não é essa a realidade de um Papillon. Eles até podem viver bem em pequenos espaços, desde que tenham gasto energético e estímulos mentais diariamente. Caso contrário, esses cachorros que são super enérgicos vão ficar entediados facilmente e podem se tronar cães destrutivos e/ou barulhentos. 

A socialização é parte importante da vida de um Papillon. Mesmo que seja por natureza, uma raça de cachorro amigável e que convive bem tanto com pessoas e animais. Os exemplares bem socializados, será sempre amáveis e carinhosos com os outros que não fazem parte do seu convívio diário. E isso faz deles cães mais calmos e que dificilmente vão procurar uma briga ao sair na rua por exemplo. 

Perfil da raça papillon

Saúde e higiene

Por se tratar de um cão de pelagem dupla e longa, cuidar da higiene de um Papillon, não é tão difícil quanto parece. Esses cães conseguem se manter limpos por longos períodos de tempo e devido a isso, a frequência de banhos ideal é a cada 20 dias ou até mais, dependendo da época do ano. A maior exigência quanto a sua pelagem, são as escovações periódicas, já que seus pelos são lisos e finos, o que pode facilitar na formação de nós. Além disso, escovar os dentinhos frequentemente vão ajudar a mantê-los limpos e evitam futuras doenças periodontais. 

De uma maneira geral, o Papillon é um cachorrinho bem forte e saudável, sendo que suas visitas ao veterinário por motivo de doença, não são frequentes ao longo de sua vida. Porém, como todas as raças, os Papillons também são mais susceptíveis a certas doenças como: Dermatites Atópicas, Luxação de patela, Doenças periodontais, Degeneração de válvula e distúrbios hepáticos. 

O filhote

Um filhote de Papillon costuma ser um filhote bem alegre e ativo. É um filhote muito pequeno, sendo que ao longo dos seus primeiros meses de vida, pode ter peso inferior a 1 kg. Por isso, todo cuidado é pouco ao ter um cachorrinho desses em casa. Esse filhotes são muito amorosos e estão sempre atrás dos seus tutores, buscando atenção. Iniciar a socialização assim que o seu médico veterinário de confiança te liberar, é essencial para a vida do seu filhotinho de Papillon.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *