Vet Paula Silverio

Como reduzir o tempo de atividade sem prejudicar seu cão?

Como reduzir o tempo de atividade física do seu cachorro por dia, sem prejudicar a vida dele? Essa é a resposta que todo tutor de cachorro ativo quer saber, pra usar algumas vezes no seu dia-a-dia. É normal termos fases em que os dias estão mais corridos e nesses dias quase não sobra tempo ou ânimo para fazer toda a atividade física que o seu cachorro precisa, não é mesmo? Foi pensando nisso que fiz esse artigo para vocês!

A importância da atividade física

Assim como para nós, humanos, a atividade física é de extrema importância para a manutenção da saúde dos cães. Não somente a saúde física, mas também para a manutenção da saúde mental. Para a grande maioria das raças de cachorro, caminhadas não precisam ser tão longas. Em torno de 30 minutos por dia, já é o suficiente. 

Mas isso não se aplica para as raças de trabalho. Esses cães que foram feitos para esse fim são cães que possuem energia tanto física como mental que parecem ser infinitas! E esse é o maior desafio para se ter uma raça dessas, afinal parece que todo o esforço físico e dedicação de tempo nunca são o suficiente para eles. A própria atividade física, de certa forma ajuda na dissipação da energia mental também. 

A dica de Ouro para diminuir o tempo de atividade

Agora que você já sabe que é de extrema importância que o seu cachorro faça atividades físicas todos os dias, eu preciso te alertar das atividades mentais e os desafios que esse cachorro necessita no dia-a-dia. Adestramento é excelente para isso, dificultar a facilidade para ganhar ajuda de mais para que esse cão aprenda a sair de situações e conseguir aquilo que ele almeja. 

Por isso que passear com um cão de trabalho precisa acontecer mas naqueles dias que você tem tempo. Todo tipo de atividade constante o corpo acostuma e devido a isso, correr, andar de bike ou até mesmo caminhar com um cão desses, vai demandar muito tempo. Para você reduzir uma caminhada de 1 hora para uma atividade de 15 minutos sem prejudicar a vida do cachorro, o ideal é juntar adestramento com atividade de explosão. 

Isso vai garantir que o seu cachorro tenha um gasto energético muito alto nos dois âmbitos da vida: o mental e o físico. brincadeiras de bolinha, frisbee ou qualquer outra que ele precisa fazer exercícios diferentes no mesmo exercício, treinam a musculatura, mas também os reflexos, e quando ele precisa acertar os comandos, é um tiro certo para o tutor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *