Posso dar ovo cru para o meu cachorro? Essa é uma dúvida muito recorrente entre os tutores de pet. Principalmente, aquelas pessoas que são adeptas ou querem ser adeptas de alimentação natural crua. Mas afinal, o ovo é bom para os cães e ele deve ser ofertado de forma crua? É isso que eu vou te contar nesse artigo.
Benefícios do Ovo para o seu cachorro
O ovo é uma fonte nutricionalmente densa, repleto de nutrientes essenciais que contribuem para a saúde e o bem-estar. Rico em proteínas de alta qualidade, a ingestão de ovos é fundamental para a manutenção e reparação dos tecidos musculares, além de promover a saciedade, auxiliando no controle do peso corporal. Além disso, os ovos são uma excelente fonte de vitaminas B12, essencial para a saúde do sistema nervoso, e de vitamina D, importante para a saúde óssea e imunológica.
O ovo também é uma fonte significativa de colina, um nutriente fundamental para a função cerebral, ajudando na memória e na cognição. Além disso, contém antioxidantes como a luteína e a zeaxantina, que têm sido associados à saúde ocula. A presença de ácidos graxos ômega-3 nos ovos também pode beneficiar a saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas.
E o ovo cru?
O ovo cru, assim como o ovo cozido, é fonte de diversos benefícios para a saúde do cão. O problema, é que muitos artigos científicos antigos e novos pontuam que uma das formas mais fáceis de um cão ser contaminado pela Salmonella, é através da ingestão de alimentos crus. Como carne, ovos e vegetais ( confira aqui e aqui ).
Porém, pesquisas sobre alimentação natural dos cães são enfáticas ao afirmar que a Salmonella precisa de um pH entre 4,5 e 9 para sobreviverem enquanto o pH dos cães é entre 1 e 2, ou seja, extremamente ácido.
Por isso, mesmo que o ovo esteja contaminado com a Salmonella, ela não seria capaz de sobreviver e se reproduzir em um ambiente tão ácido. Portanto, ofertar alimentos crus para cães e gatos, é sim, viável quando falamos de Salmonella.
