Será que existem suplementos necessários e seguros para as cadelas gestantes? E será que a sua cachorrinha vai precisar de algum nesse período? Confira tudo isso nesse artigo!
A gestação é uma fase da vida da fêmea que exige alguns cuidados especiais, e sim, esse cuidados precisam ser adaptados para esse período. Esses cuidados vão desde ambiente a alimentação e suplementos, confira.
O que você precisa saber da gestação das cadelas?
A gestação nas cadelas é bem rápida, quando comparamos com a gestação de humanos. Desde a fecundação até o momento do parto, temos um espaço de aproximadamente 58 a 67 dias, dependendo da raça do animal. Portanto, tudo acontece de forma muito rápida, e é por isso que as intervenções, exames e mudanças devem ser aderidos muito rápido.
Com aproximadamente 25 dias após a última cruza ou inseminação, é recomendado que se faça um ultrassom inicial para diagnóstico gestacional. Porém nessa fase, os filhotes ainda são muito novinhos e por isso ainda há grande chance de reabsorção fetal. É ideal que o ultrassom seja feito como forma de acompanhamento com aproximadamente 56 dias após a última cruza ou inseminação.
A partir do momento que se fecha diagnóstico de gestação, é recomendado que inicie-se imediatamente as alterações em ambiente, alimentação e inserir alguns suplementos que serão extremamente benéficos para a formação e maturação fetal. Quando a cadela começa a fazer ninho e mudar comportamento, como ficar mais quietinha, como começar a fazer o próprio ninho e se isolar. Tudo isso é indicativo de que está chegando a hora do parto, esteja preparado, é ideal que você, tutor acompanhe de perto.
Mudanças Ambientais e Alimentares
As alterações precisam ser feitas o quanto antes. Inicialmente, vamos falar o ambiente. A cadela gestante precisa ter um local tranquilo, livre de estresse e climatizado, principalmente se for uma raça que sofre mais com o calor ou se a gestação for em algum período mais quente.
O manejo alimentar também deverá ser alterado, já que nessa fase, não é ideal fazer restrição alimentar, ou seja, elas vão se alimentar com muito mais frequência e você pode deixar a alimentação a vontade, o que é extremamente importante para a manutenção da saúde da fêmea e crescimento e maturação dos fetos.

Suplementos adequados no período gestacional
Alguns suplementos são indicados a partir do momento em que a gestação é confirmada até o momento do parto, como o ácido fólico, que é muito importante para a parte neurológica e cognitiva do filhote e também o ômega 3. Alguns produtos, eu vejo melhores resultados:
Esses são os suplementos mais recomendados por nós, veterinários. Já que demonstram extrema eficácia. Porém, as fêmeas que estão perdendo peso durante o período de lactação ( enquanto está amamentando), os suplementos são diferentes, nesse caso, o mais conhecido e indicado é o Mammy Dog.