Vet Paula Silverio

Greyhound: O cão mais rápido do mundo

O Greyhound é frequentemente descrito como calmo e suave. Eles tendem a ser bem comportados e reservados em casa, o que os torna excelentes animais de estimação para ambientes tranquilos. Mesmo sendo mais quietinhos em casa, são grandes amantes das corridas e muito conhecidos por isso também. 

Embora sejam velocistas natos, os Greyhounds são também cães que apreciam muito ficarem quietinhos curtindo um bom período de descanso. Por isso apesar de não serem necessárias várias horas de exercício físico ao dia, pelo menos uma caminhada leve diária é recomendada para a manutenção da sua saúde. São cães muito afetuosos que se apegam imensamente aos seus tutores. Fazendo deles, excelentes cães para convívio familiar até mesmo para as famílias com crianças.

Origem

A história do Greyhound é muito antiga, sendo que esses cães são conhecidos como um dos mais antigos. Acredita que seus antepassados, tiveram origem no antigo Egito, a mais de 5 mil anos. Os antigos egípcios o valorizavam muito graças a sua capacidade de caça e velocidade, e por isso, eram retratados muitas vezes em pinturas e esculturas da época.

Com o tempo, esses cães foram disseminados para vários lugares do mundo, inclusive a Europa, onde continuaram a ser apreciados pelas suas habilidades de caça e também como cães de corrida. Durante a idade média, os Greyhounds eram frequentemente associados a nobreza e caçar com esses cães era considerada uma atividade de elite.

A seleção contínua para traços específicos para corrida e caça, levaram ao Greyhound que conhecemos hoje. Seu físico elegante com pernas fortes e ao mesmo tempo esguias, fazem dele um dos galgos mais rápidos, já que seu corpo é altamente adaptado para agilidade e velocidade.

Ao longo da história, os Greyhounds também foram altamente valorizados em várias outras culturas como a romana, a grega e a persa, onde eram altamente solicitados em esportes de corrida e caça. Além disso, a sua popularidade como cão de corrida, se manteve até nos tempos modernos, sendo que a corrida de galgos é um esporte ainda muito praticado em alguns lugares.Porém hoje em dia, os Greyhound são cães cada vez mais apreciados como cães de companhia pelas famílias ao redor do mundo todo, sendo uma das raças de galgos mais populares do mundo.

Características Físicas

Os Greyhounds são cães de porte grande, pesando em média de 30 kg e atingindo a altura média de 71 centímetros de cernelha. Essa raça possui uma estrutura corporal esguia e musculosa, seu corpo é alongado com uma linha superior elegante e reta. Possui uma cabeça estreita, focinho longo, orelhas pequenas e olhos expressivos e brilhantes. Sua pelagem é curta, lisa e densa e possui uma grande variação de cores como tigrado, preto, branco, azul, fulvo e outros. Para verificar o padrão oficial da raça, é só clicar aqui.

Personalidade

Um Greyhound é um cão muito conhecido por sua natureza gentil, tranquila e amável. São cães sensíveis e inteligentes que se apegam fortemente aos seus donos e por isso eles são considerados tão queridos como cães de companhia também.

Os Greyhounds são considerados cães tranquilos e serenos, especialmente dentro de casa. Eles não tendem a ser cães barulhentos ou excessivos, sendo que apreciam e muito momentos de paz e tranquilidade. Além disso, são cães que tendem a ser muito afetuosos e leais aos seus donos, formando laços estreitos com a sua família e chegando a seguir seus donos por todos os lados.

De uma forma geral, são cães muito sociáveis com outros cães e também com humanos. A chegada de estranhos em casa, não costuma ser desagradável para ele e encontrar outros cães durante seus passeios tende a ser uma boa experiência. Mas preciso te lembrar que esses cães possuem forte instinto de caça, por isso fazer a socialização com outros tipos de animais é indispensável para um bom convívio.

Saúde e Higiene

 A higiene de um Greyhound é simples de se fazer, tendo em vista que são cães muito higiênicos. Apesar de seu pelo denso e curto, os banhos podem ser feitos mensalmente. Raramente há a necessidade de aparar as unhas de um cão dessa raça. Escovação diária dos dentinhos e dos pelos é o ideal e remoção de pelos mortos periodicamente vai ajudar e muito com a queda de pelos pela casa. Limpeza de ouvidos e olhos semanalmente também é uma etapa importante.

Os Greyhounds apesar de serem cães que raramente visitam o veterinário por algum tipo de doença, estão como qualquer outra raça susceptíveis ao desenvolvimento de algumas doenças como é o caso da cardiomiopatia Dilatada, do hipotireoidismo, fraturas ósseas e ceratoconjuntivite seca. Devido a isso, é sempre importante lembrar que escolher um bom canil faz toda a diferença na saúde do seu pet. Além disso, manter os protocolos de vacinação em dia e fazer visitas periódicas ao veterinário são de extrema importância para manter o seu Greyhound saudável.

O Filhote

O Filhote de Greyhound é muito ativo e brincalhão, mas pode se demonstrar tímido diante de determinadas situações que provoquem desconfiança nele. De uma maneira geral é um cachorrinho muito amável que ama sempre ficar na companhia dos seus tutores e está sempre pronto para a próxima brincadeira. Treinos de obediência e socialização são indispensáveis nessa fase da vida.  

Assista o vídeo completo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *