Vet Paula Silverio

Qual é o Border Collie mais inteligente?

Qual é o Border Collie mais inteligente? Será que a cor dele interfere em sua inteligência ou isso é só uma crença popular? Muitas pessoas amantes da raça, dizem que só o border collie preto e branco que é fora do padrão de inteligência, mas será que isso procede? É o que vamos falar nesse post aqui. 

Como determinaram que o Border Collie é o cão mais inteligente do mundo?

Em 1995, Stanley Coren lançava o livro mundialmente conhecido ” A inteligência dos cães”. Nesse livro foram avaliados cães de acordo com facilidade em trabalho, associação e execução e também obediência. O que significa que classificaram nesse livro não só o potencial de que o cão tem de aprender, mas sua capacidade de executar o que o seu dono pede. 

Resumidamente, o livro é antigo, tiveram raças que ainda não eram oficialmente reconhecidas, portanto, sim, algumas raças com o potencial de tomar o lugar do Border Collie, como o Pastor Belga de Malinois por exemplo existe, caso fosse um livro atual. 

No entanto, quem convive com a raça Border Collie sabe que eles são cães extremamente inteligentes e sua fama faz jus ao cachorro que é. Mas será que isso se aplica a somente os cães preto e branco, como muitos populares dizem? 

Os principais Border Collies conhecidos no mundo:

Não existe forma de classificar isso, até mesmo porque existem várias categorias, mas aqui podemos citar alguns indivíduos que exercem atividades aleatórias: 

Fame: a border collie que quebrou os recordes mundiais de agility
Bee: O cão que era tão bom no que fazia que foi contratado por uma universidade
Radar: O melhor cão de pastoreio e o cão mais caro atualmente ( vendido por R$160.000,00)
Chaser: A cadela considerada a mais inteligente do mundo por entender 1022 comandos

A cor influencia ou é uma mera coincidência?

Como você pode ver alguns exemplos a cima, todos os cães citados são cães preto e branco. Mas será que isso é apenas uma coincidência? Bom, algumas coisas vão determinar a inteligência de um cão na prática. Como por exemplo: a genética, os desafios do dia-a-dia e os estímulos diários que esse cachorro tem. 

Por exemplo, em uma mesma ninhada que possui mais de uma cor de filhotes, onde eles foram entregues a seus respectivos tutores com a mesma idade, o que vai mais influenciar não é a cor que esse filhote tem, e sim na forma que esse animal é estimulado e o quanto ele é estimulado a exercer certa atividade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *