O Afghan Hound é considerado por muitos uma das raças mais exóticas que existe no mundo canino. Não só por sua aparência ímpar, mas também por sua personalidade nada comum. Um cão dessa raça é um ótimo cachorro de família e muito adaptável a diversas condições de convívio, como pode ser dar bem com a casa sempre cheia, mas também fica muito bem sozinho. É um cachorro que possui uma personalidade meio indefinida, já que alguns exemplares podem ser territorialistas e proteger seu território enquanto em outros casos, o exemplar pode ser tímido e amável. Por se tratar de um cão caçador o ideal é que ele seja acostumado com outros animais desde cedo para evitar acidentes.
Origem
Originado a milhares de anos pelos povos nômades de onde hoje é o Afeganistão, Paquistão e norte da índia, o Afghan Hound teve parte da sua história perdida, durante as guerras. Porém, sabe-se que esses cães foram criados para caça em regiões montanhosas. Era conhecido como um exímio caçador, capaz de combater desde presas pequenas como coelhos, até presas grandes, como antílopes e até mesmo leopardos. Durante o século 19, alguns soldados britânicos se encantaram com as habilidades de caça dessa raça e a levaram para a Inglaterra, onde nos anos de 1970 ficou muito popular. Hoje, a raça é mais utilizada como pet e cão de exposição e quase não é mais usada para caça.
Características Físicas
Um cão de porte grande, que possui altura média de 65 cm e peso médio de 25kg, o Afhgan Hound é um cão esguio e elegante. Possui um focinho longo com pelos curtos, cabeça não tão leve e com presença de um longo topete. Seus olhos são escuros de formato quase triangular e com expressão indiferente. Seus pelos são longos, lisos e sedosos e são permitidas quase todas as cores.
Para conferir o padrão oficial da raça, é só clicar aqui.
Personalidade
O afghan hound é um cachorro de personalidade típica dos cães orientais. Um cão indiferente, apesar de termos exemplares doces e exemplares ótimos para guarda. De qualquer maneira esse cão apesar de inteligentíssimo é um cão muito teimoso, portanto treinamentos de obediência são sempre uma questão. São animais sensíveis a punição por isso, treinamentos com reforço positivo tendem a funcionar melhor para esses cães. Apesar de gostar da companhia dos seus tutores, nem sempre o Afghan hound vai te seguir dentro de casa. Ele é um cão com a personalidade mais independente, e por isso, a não ser que algo o interesse muito, ele vai ficar lá paradinho, deitado no conforto de um caminha macia. Por falar nisso, apesar de seu corpo atlético e magro, o Afghan Hound, é um cão muito preguiçoso e que precisa de estímulo diário para atividades físicas. O ideal seria passeios diários de pelo menos 30 minutos.
Saúde e Higiene
Cuidar da higiene de um Afghan Hound não é tarefa fácil. Já que eles exigem muitos cuidados com sua pelagem e banhos em casa podem ser impossíveis. Há a necessidade de escovação da pelagem diariamente para evitar possíveis nós. Além disso por seu pel ser longo com fios muito finos, é comum grudar sujeira e objetos durante os passeios.
O afghan hound é um cachorro de certa forma muito saudável, e geralmente só vai ao veterinário para exames de rotina e vacinação.
Indicamos para cuidar da higiene:
O Filhote
Um filhote de afghan houd costuma ser tímido e desconfiado em primeiro momento. Apesar de nessa idade a maioria dos filhotes serem muito brincalhões, os bebes de afghan hound dificilmente vão se manter interessados em brinquedos por muito tempo. Assim que liberado pelo médico veterinário, esse cãozinho deverá iniciar o processo de socialização e treinamentos de obediência.
[…] os tutores de cães de pelagem longa e lisa, como Shih Tzu, o Lhasa Apso, o Afghan Hound, o York Shire e o Maltês por exemplo, a indicação é escovar os pelos diariamente quando […]