O Akita americano é um cachorro muito amistoso e equilibrado. De uma forma geral, adora brincar e gastar energia da forma que puder e é também um cão muito conhecido por não ser desordeiro e ser muito higiênico, inclusive ele tende a enterrar as próprias fezes.
É um cachorro mais brincalhão que tende a dar certo com crianças embora os machos da raça sejam um pouco impacientes. É um cão que está sempre alerta e é considerado muito protetor inclusive, os machos tendem a ser bem territorialistas.

Origem
Inicialmente, a história do Akita Americano, é muito parecida com a do seu primo Akita Inú. Desde de 1603 na região de Akita, no Japão os cães do tipo Akita médios, que eram utilizados para caçar ursos, começaram a ser utilizados para briga.
Depois disso, esses cães foram cruzados com Mastiffs e Tosa para aumentar sua força e tamanho e assim as características de cães do tipo Spitz foram perdidas.
Em 1908, as rinhas de cães foram proibidas no Japão, mas os Akitas foram preservados e aperfeiçoados, e assim, se tornaram uma das grandes raças japonesas. Porém, pós a 2ª guerra mundial, alguns Akitas com influencia de Mastiff e pastores Alemães que também foram adicionados a raça ao longo do tempo, foram levados aos Estados Unidos por militares.
Lá nos Estados Unidos a raça ganhou grande popularidade por suas características físicas e de personalidade então foram aprimorados no país, enquanto os Akitas Inus, foram cruzados novamente com os de porte médio na tentativa de buscar a raça original. Por isso, temos duas raças diferentes.
Características Físicas
O Akita Americano é um cachorro de grande porte, com peso médio de 45 kg. Um cão de estrutura sólida e pesada. Possui a cabeça larga, com formato triangular Suas orelhas são sempre eretas e de formato triangular, seus olhos são relativamente pequenos e expressivos. Sua cauda é larga e peluda, disposta seu dorso. Seu pelo é duplo e bastante denso e qualquer cor é permitida no padrão da raça.
Para conferir mais características oficiais da raça, é só clicar aqui.


Personalidade
Um Akita Americano é um cachorro de personalidade forte. É dominante quando o assunto são suas coisas e seu território mas esse comportamento é mais acentuado nos machos que nas fêmeas.
É um cão que pode se apresentar teimoso e por isso, o treino de obediência dessa raça é sempre um desafio e precisa ser feito com muita paciência e de preferencia desde que esse cachorro é um filhote.
De uma forma geral é um cachorro bem equilibrado que apesar de ser um pouco territorialista não demonstra agressividade de uma maneira geral, principalmente durante momentos fora de casa.
São cães que costumam latir muito pouco e tendem a ser muito reservados. Sua higiene é também um ponto muito comentado e muito recomendado pelos tutores de Akita, já que são cães que tendem a ser limpinhos e não fazerem tanta bagunça.
Os processos de treinamentos e socialização desse cão devem ser feitos o quanto antes, assim os resultados são cada vez melhores para que ele o torne um cachorro cada vez mais tranquilo e equilibrado.

Saúde e Higiene
A higiene de um Akita americano é simples de se fazer, tento em vista que são cães muito higiênicos. Apesar de seu pelo denso e médio, os banhos podem ser feitos a cada 20 dias. É recomendável que esses banhos sejam feitos em pet shop para evitar áreas de umidade prolongada. Raramente há a necessidade de aparar as unhas de um cão dessa raça já que são muito ativos, porém é importante ficar sempre atento. Escovação diária dos dentinhos e dos pelos é o ideal. Limpeza de ouvidos e região abaixo dos olhos semanalmente também é uma etapa importante.
Os Akitas Americanos são cães mais rústicos, que de uma forma geral possuem uma boa saúde e raramente vão ao veterinário. Porém doenças ortopédicas como displasia coxofemoral, displasia de cotovelo e doenças dermatológicas como dermatites alérgicas são mais frequentes nessa raça.
Recomendamos para manter a higiene do seu Akita Americano em dia:
O filhote
O Filhote de Akita Americano é uma fofura a parte. É um filhote muito curioso, atento e brincalhão. Adora chamar a atenção do seu tutor e estar sempre por perto.
É importante lembrar que os exercícios de socialização e treinamentos de obediência, deverão se iniciar logo nessa fase da vida, assim você terá um cão que vai crescer muito mais equilibrado.
