Você já ouviu falar em banho a seco para os pets? Essa é uma excelente alternativa principalmente para tutores que mantém seus pets dentro de casa e querem vê-los sempre limpinhos e cheirosos, sem prejudicar a pele do animal.
Por isso, nesse post você vai saber quando é interessante fazer o banho a seco, como fazer e os melhores produtos do mercado para você escolher o que mais te agrada!
Quando o banho a seco é melhor que o banho convencional?
Você já deve ter parado para pensar: banho a seco é só para aumentar a diversidade do mercado, não substitui um banho convencional. E eu estou aqui pra te dizer que em partes você está certo, o banho a seco não substitui um banho convencional e ele nem foi feito para isso. Na verdade, são duas coisas distintas. Mas vou te explicar o motivo pelo qual o banho a seco é tão popular.
Quando você dá o banho convencional no seu pet, a realidade é que além de lavar o pelo, esse estilo de banho lava bastante a pele do seu peludo. Por isso, nós temos retirada de proteção natural da pele sempre que ele toma aquele banho convencional. Por isso, não são indicados banhos com muita frequência, porque eles podem sim prejudicar a saúde da pele.
Claro que muitos tutores, principalmente aqueles que tem cães que sobem em camas e sofás, não aguentam ver os seus pets sujos ou com cheiro por muito tempo. E é aí que o banho a seco entra. Esse tipo de procedimento, existe para manutenção do banho convencional e também para coisas pontuais ( cachorro se sujou durante o passeio, por exemplo). Esses são os casos em que o banho a seco faz toda a diferença e que são melhores que os banhos convencionais.
Além disso, é uma opção segura e eficiente para os filhotes que além de se sujarem muito mais que o cachorro adulto, muitas vezes ainda não podem frequentar o banho e tosa.
Como dar banho seco no cachorro?

O banho a seco é infinitamente menos estressante para o cachorro do que o banho convencional. Mas ainda assim existem algumas etapas interessantes que irão fazer com que o seu cachorro goste do momento de banho a seco. Fiz um passo a passo para você seguir em casa:
- Escove o seu pet para retirada de pequenos embolados e nós, além de pequenos objetos que possam estar aderidos a pelagem.
- Faça a limpeza de olhos e ouvidos com os produtos específicos para isso.
- Borrife o produto em todo o corpo do animal, mas não faça isso na face para evitar irritações nos olhos.
- Massageie todo o corpo do animal, assim, você consegue espalhar bem o produto em todas as partes do corpo.
- Aplique o produto em um algodão e limpe a face do cão, se ele tiver dobrinhas, capriche na limpeza entre elas.
- Com um pano ou toalha limpo e seco, passe por todo o corpo do animal para tirar o excesso de produto e deixar seu cão sequinho.
- Escove-o novamente.
Dica Extra: Para o seu cão amar esse momento da beleza, que tão oferecer um petisco bem gostoso enquanto o manuseia? Os tapetinhos lambe-lambe são perfeitos para isso.
Como escolher o melhor banho a seco?

Agora que você já sabe como fazer o banho a seco do seu cachorro em casa de forma prática, eu vou te mostrar também o que você deve levar em consideração antes de escolher o melhor produto para o seu cachorro. Existem sim algumas coisas que devem ser levadas em consideração antes de decidir qual seria o produto ideal para o seu peludo, e agora eu vou te contar o que você precisa olhar em cada produto para que ele seja seguro e eficaz:
Idade adequada:
Sempre prefira o produto indicado para a fase da vida correta para seu pet. A pele dos cães vai alterando de acordo com a idade e precisamos usar um produto de acordo com as necessidades dessa pele.
Ingredientes do produto:
Alguns ingredientes como por exemplo o D-Pantenol e o Silicone, são excelentes para ajudar na hidratação da pele e dos pelos, portanto é recomendável que o produto tenha algum desses dois ingredientes em sua composição.
Volume do produto:
A quantidade de produto por frasco é também um item muito importante a se avaliar, já que na maioria das vezes, os frascos maiores, tem um custo menor por ml. Sendo assim, é importante avaliar a frequência de utilização e quantos animais vão utilizar daquele produto, para que a compra seja o mais viável possível. Sendo que hoje é possível encontrar no mercado produtos que vão de 120ml até 500 ml, sendo que os mais comuns têm entre 220 e 250 ml.
Mas então, quais são os melhores produtos?
Separei aqui para você os 4 produtos que mais indico, para mais detalhes, é so clicar em cima do produto!