Vet Paula Silverio

Border Collie: um cachorro versátil e inteligente

O Border Collie é uma raça popular no mundo todo, reconhecida pela sua inteligência e versatilidade em diversas atividades como trabalho e esporte. 
Por ser um cão muito bem disposto e muito ágil além de ser o fiel companheiro de seus tutores e assim ganhando cada vez mais fãs. 

Origem

O border collie é uma raça originada no Reino Unido, mais especificamente nas regiões de fronteira entre Inglaterra e Escócia, e por isso o “Border” em seu nome ( que significa fronteira em inglês). A raça tem uma longa história de criação seletiva para trabalhar como cão pastor em áreas rurais e agrícolas. 
A raça border collie foi criada para atender as necessidades específicas da região de pastoreio onde foi criada. Nessas áreas, os pastores precisavam de cães altamente eficientes e inteligentes que pudesse ajudar a controlar e a conduzir o rebanho de gado ou ovelhas de forma precisa e ordenada. 

Para esse propósito foram criados e selecionados cães com características desejáveis como agilidade, velocidade, obediência,  lealdade, instinto de pastoreio, capacidade de percorrer longas distâncias e de entender facilmente os comandos verbais e gestuais do pastor. Essa seleção criteriosa fez do Border Collie uma raça particularmente talentosa para pastoreio. 

Devido a sua eficiência no trabalho rural, o Border Collie ganhou fama rapidamente e se tornou a raça favorita para pastoreio da maioria dos pastores. 
Não sabemos exatamente quais foram as raças que deram origem ao Border Collie, porém há indícios de que eles são fruto de cruzas selecionadas dos Colleys ( que são cães pastores escoceses e que provavelmente tiveram papel importante na origem dos Border Collies) juntamente com os cães de pastoreio britânicos (cada um carregada um tipo diferente de habilidade de pastoreio). 

O primeiro padrão oficial da raça foi estabelecido em 1906 mas sua aparência atual e reconhecimento internacional aconteceram ao longo do século XX. 
Com o tempo, o Border Collie ganhou também uma popularidade significativa como cão de companhia, graças a sua inteligência e disposição amigável. Além disso são ótimos em diversas atividades caninas como agility e obediência. 

Personalidade

O Border Collie é cum cachorro conhecido por sua inteligência e alta capacidade de associação e aprendizado de comandos. Não é a toa que essa é uma das raças mais utilizadas para trabalhos como o pastoreio, competições esportivas e de obediência. 
Outra coisa que é muito importante pontuar a respeito da personalidade dos cães dessa raça, é a energia. Eles são cães altamente enérgicos e por isso, requerem muitas atividades físicas e mentais para ficarem felizes e satisfeitos. Ou seja, se você é ou planeja ser um bom tutor de Border Collie, é altamente recomendável que você faça passeios, treinos e atividades que incluem enriquecimento ambiental diariamente. Caso contrário, pode ser que esse cão se torne altamente ansioso, reativo e destrutivo. 
Os Border Collies, são cães extremamente leais e afetivos. 

São cachorros que criam forte laços com os seus tutores, se demonstrando amáveis e bem dispostos o tempo todo perante sua família. Além disso estão sempre dispostos a passarem um tempo de qualidade com seus tutores. Não é a toa que eles são hoje uma das raças mais populares como cães de companhia do mundo, isso porque são extremamente companheiros e amorosos, apesar de não ser tão amigáveis com estranhos. Se socializados desde cedo, podem se dar bem com crianças, porém não são todos os exemplares que gostam do contato próximo com os pequenos. 

Características Físicas

Para conferir o padrão oficial da raça, é só clicar aqui

Saúde e higiene

Apesar de muitas vezes ser um cão de pelagem longa, cuidar da higiene de um Border Collie não é tão difícil quanto parece, já que a pelagem desses cães é perfeita para mantê-lo limpo por longos períodos de tempo. Por isso os banhos não devem ser feitos periodicamente e quando necessário. É altamente recomendável que esses cães sejam escovados de 3 a 4 vezes ao dia para evitar nós nos pelos e ajudar na retirada de pelos mortos. Como são cães muito ativos raramente suas unhas precisam ser aparadas, mas é sempre importante a verificação da necessidade de cortá-las. Além disso, ainda se tratando dos cuidados essenciais com a higiene do seu Border Collie, é importante ressaltar que a limpeza de ouvidos e ao redor dos olhos semanal, é indispensável. 

Como qualquer raça de cachorro, os border collies também podem sofrem com alguns problemas de saúde como: Displasia coxofemoral, atrofia progressiva de retina, fraturas dentárias, displasia de cotovelo e CEA (Anomalia do olho dos Collies). Por isso, é tão importante que os futuros tutores de Border Collie sempre escolham canis confiáveis que fazem seleção de reprodutores para diminuir cada vez mais a incidência dessas doenças em seus filhotes. 

Conheça os melhores produtos para manter a higiene do seu Border Collie em dia :

O filhote

Esperteza, curiosidade, alegria e amabilidade são com certeza características presentes em um filhote de Border Collie! Eles são filhotes sociáveis que adoram aprender coisas novas e se adaptam facilmente a uma nova família e uma nova rotina! Além disso, são fofos e super carinhosos com a sua família. É importante que exercícios de socialização sejam feitos desde bem pequenos. Confira alguns produtos perfeitos para as brincadeiras com cães da raça Border Collie: 

Confira o vídeo completo que fizemos no nosso canal do Youtube:

Você também pode gostar:

Um comentário

  1. […] Portanto, a personalidade do Border Collie, é um fator determinante para ajudar em comportamentos indesejáveis, incluindo no quesito alimentar. E por isso, é algo que um tutor de border collie precisa entender para lidar melhor com certos tipos de situação. Para saber tudo sobre a raça, clique aqui.  […]

  2. […] Ter um Border Collie como companheiro é uma experiência única e enriquecedora. Esses cães incrivelmente inteligentes e cheios de energia não apenas encantam com sua aparência marcante, mas também deixam lições valiosas para quem compartilha a vida com eles. Neste post, vou compartilhar a maior lição que aprendi com o meu Border Collie. Veja aqui o perfil da raça.  […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *