Vet Paula Silverio

Corte de unha: é realmente necessário em cães e gatos?

O corte de unha em cães e gatos é uma parte essencial para a manutenção da higiene e até da saúde desses pets. Certamente você já ouviu falar sobre essa necessidade mas provavelmente, não faz nem ideia de por conde começar. Calma, que eu fiz esse post pensando em você! Aqui eu vou te contar a importância dessa manutenção, como fazer e qual o melhor equipamento para cada espécie. 

Por que eu preciso cortar as unhas do meu pet?

Tanto os cães como os gatos, assim como nós possuem crescimento contínuo das unhas. Em algumas raças de cães, geralmente as mais ativas e pesadas, as unhas são naturalmente lixadas, com a exceção do esporão que é o polegar dos cachorros. Já os gatos não têm as unhas naturalmente lixadas porque na maior parte do tempo elas ficam retraídas. 

O corte das unhas é essencial nas duas espécies principalmente para cuidar da integridade física desses animais, já que as unhas muito compridas podem:

  • Causar ferimentos em pele, olhos e orelha ao se coçarem; 
  • Provocar lesões ao se prenderem em lugares aleatórios como tapetes, cobertores e toalhas;
  • Encravar. 

Todos esses três exemplos são bem corriqueiros na rotina veterinária e muitos deles provocam lesões graves e dolorosas. 

Qual é a frequência ideal para aparar as unhas?

Não existe um período pré-fixado para o corte de unhas de cães ou de gatos. Afinal, isso pode variar muito de indivíduo para indivíduo e também estilos de vida. De uma maneira gral, os cães de porte pequeno, leves, que fazer pouca caminhada diária e que vivem em ambiente de grama ou piso liso, precisa aparar as unhas com muito mais frequência do que um cão muito ativo que faz caminhadas diárias e vive em chão de cimento. 

A recomendação é sempre verificar, e para você descobrir se está ou não na hora de cortar, fica aqui a dica de como olhar. Animais que possuem unhas brancas, é muito fácil de se ver o excesso, você precisa apenas de um local claro. Assim, você consegue ver que a unha é dividida em duas partes: Uma rosada e uma branca. A rosada é a parte vascularizada que não deve ser cortada, já a branca é o excesso: 

Quando o cão tem unhas pretas e brancas, a quantidade do crescimento é geralmente equivalente, então pode-se tirar por base do crescimento das unhas brancas. Quando o cão tem apenas unhas pretas, é interessante que você vá cortando aos poucos para que não corte a parte vascularizada. Caso por algum acidente você corte a parte vascularizada, o sangramento vai ser intenso por se tratar de área periférica do corpo. Mas não se preocupe, para esses casos é sempre importante fazer uso os pós estanca-sangue. Eu recomendo fortemente que você use este pó hemostático aqui, ele é o melhor pó que tem hoje no mercado para estancar o sangue! 

Como cortar as unhas do meu pet de forma segura?

De maneira geral, os pets não gostam de ter as suas unhas cortadas ( e no próximo tópico vamos falar mais sobre esse assunto), por isso é muito importante que você prepare um ambiente calmo e com o máximo de tranquilidade possível. Afinal, dependendo da situação e do animal você pode até colocar a sua integridade física em risco. 

Sempre recomendo que você faça reforço positivo ao cortar as unhas do seu pet. Nos casos de cães e gatos, você pode oferecer algo que eles gostam muito de lamber por exemplo e enquanto eles estão entretidos, você faz o corte. Assim fica muito mais seguro para você e menos traumático para ele. 

Os equipamentos certos são outra coisa importantíssima para fazer com que o ato de cortar e lizar as unhas do seu pet, seja rápido e principalmente, não seja doloroso para eles, e por isso esses são os equipamentos que mais indico para uso doméstico: 

Esse é o alicate de unhas tamanho M para cães e gatos da German Hart.  É um excelente alicate para tutores de gatinhos maiores e cães de raças pequenas até raças grandes. Quando cão é muito grande recomendo que opte pela versão G. Para gatos menores e filhotes não indico o usso desse alicate e sim da tesourinha de garras abaixo. 

A tesourinha de garras é super indicada para gatinhos de todos os portes, filhotes de cachorro e cães de porte micro. Ela é mais leve e delicada e por isso para esse tipo de pet, ela se torna uma opção mais segura e fácil de manusear. A marca que mais indico é a Chalesco. 

Lixa de unha eficaz para cães e gatos, tem que ser elétrica. Aquela forma convencional que lixamos as nossas próprias unhas é ineficaz e estressante para os pets. Por isso nem relacionei a lixa convencional nessa lista. A Pedi paw é com certeza uma das mais procuradas e mais bem avaliadas no mercado pet. É indicada principalmente para filhotes que geralmente têm a pontinha da unha afiada e pouco excesso. 

Pra todos que se aventuram em cortar as unhas dos pets em casa, é de extrema necessidade ter um pó hemostático. Já até comentei desse pó nesse texto, mas não custa repetir. O pó da Granado é o melhor do mercado pet na minha opinião e isso é devido a sua fórmula que é beeeem mais fininha que as outras. 

Agora que você já sabe os equipamentos mais indicados e seguros para cortar a unha do seu pet, presta bem atenção na angulação desse corte. Afinal ele deve seguir o crescimento natural da unha sem deixar pontas para trás: 

Mas afinal, por que eles odeiam cortar as unhas?

Com certeza você já deve ter visto algum vídeo de um pet fazendo escândalo ao cortar as unhas. Além do mais, muitos tutores relatam que não consegue cortar as unhas dos próprios peludos em casa, porque eles simplesmente detestam. Mas afinal, por que eles odeiam cortar as unhas? 

A grande verdade a respeito disso, é que os pets naturalmente não são muito fãs de que a gente fique encostando nas patas deles, principalmente as dianteiras. E esse é um dos motivos que eu sempre recomendo os tutores acostumarem seus pets ao contato com as patinhas. E para cortar, não tem jeito, precisa segurar a pata em uma posição segura para o corte e o corte causa uma leve pressão na vascularização daquela pata. 

Por fim, outro fator que faz com que o seu pet não goste de cortar as unhas, é simplesmente o barulho que faz ao cortar uma unha. Muitos deles se sentem assustados principalmente por estarem imobilizados naquele momento. 

Assista o vídeo completo:

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *