Você já ouviu falar na DAPP ( dermatite alérgica a picada de pulgas )? É um acometimento comum na rotina veterinária, porém muitas vezes, acaba sendo negligenciado pelos tutores ou até mesmo subdiagnosticado. Devido a sua importância na medicina veterinária e estar diretamente ligada a saúde e bem estar dos cães, preparamos um post falando tudo o que você precisa saber a respeito desse acometimento.
O que é a DAPP?
Essa é a abreviação utilizada para se referir a dermatite alérgica a picada de pulgas. Dentre os acometimento mais comuns na rotina veterinária, com certeza podemos destacar as dermatites que possuem grande importância e muito volume de pacientes. E as dermatites alérgicas possuem grande destaque, incluindo a dermatite alérgica a picadas de pulgas.
Essa doença possui característica inflamatória e que causa prurido intenso, ou seja, o seu cachorro com DAPP geralmente se coça incansavelmente. A reação alérgica ocorre devido ao contato com a saliva da pulga que possui propriedades anticoagulantes e por isso, o sistema imunológico do cachorro começa a agir e inicia-se o processo alérgico.

Sintomas
Um animal acometido com a Dermatite Alérgica a Picada de Pulga geralmente apresenta sintomas como :
- Inquietação
- Prurido intenso
- Alteração em coloração de pele ( vermelha ou escura)
- Rarefação de pelos principalmente em região de quadril, costas e lateral das costelas
Dentre outros sintomas menos comuns como vômito, febre e infecção, mas que podem acontecer em decorrência da DAPP.
Diagnóstico e prevenção
O diagnóstico é feito através de apanhado de informações durante a consulta clínica e também evidências como pulgas no animal por exemplo ( porém nem todo animal com DAPP tem pulgas presentes no momento da consulta). Além disso, deve-se diferenciá-la de outras dermatites alérgicas como a dermatite atopica, dermatite por contato e dermatite alimentar por exemplo.
A prevenção é a melhor maneira de deixar o seu pet livre da Dermatite Alérgica a Picada de Pulgas. E ela é feita através de uso de repelentes ( como coleiras por exemplo) , higienização e dedetização de ambientes.