O mau hálito é uma queixa recorrente dos donos de pet. Afinal, é realmente algo bem desagradável ter o seu pet com a temida halitose. Mas será que tem o que você possa fazer nesses casos? A halitose é proveniente somente do tártaro? Vou responder esses questionamentos e dar dicas de saúde oral para o seu pet aqui nesse post!
O que faz o meu pet ter mau hálito?
O que pode ter acontecido para o seu pet desenvolver o mau hálito? Embora esse seja um problema muito recorrente em animais que não tiveram ou não têm a higienização oral adequada, a halitose pode estar associada com outros tipos de doença, e logo vou falar sobre as principais.
Mas vamos começar falando do principal motivo que faz com que os tutores sintam aquele mau cheiro : a falta de higienização ou higienização ineficaz da boca do seu pet. A escovação dentária diariamente é uma etapa importante que influencia diretamente na saúde oral e consequentemente geral do pet.
A falta de escovação, irá propiciar o aparecimento e crescimento de bactérias nos dentes do seu pet, elas vão formar aquelas placas amareladas que chamamos de tártaro. Um animal com grande presença de tártaro nos dentes, terá por consequência disso inflamação na gengiva e comprometimento ligamentar, surgindo o aparecimento da halitose.
Doenças também fazem o pet ter mau hálito

Agora que você já sabe a principal causa de halitose nos cães e nos gatos, vamos falar das doenças que podem causar o mau hálito também. Várias são os acometimentos que podem fazer com que o pet fique com mau cheiro na boca mas aqui estão os principais:
- Gastrite;
- Diabetes;
- Doença renal;
- Doença hepática;
- Doenças respiratórias;
- Coprofagia.
Agora que você já sabe que não são apenas as doenças periodontais que são capazes de provocar o mau hálito, se o seu cão ou seu gato começar a apresentar esse problema, é sempre importante procurar um médico veterinário para que ele possa te orientar da melhor maneira.
Porém, a boa notícia é que dá para você saber se é algo grave quando aparecem sintomas como vômito, apatia, secreção nasal, tosse e falta de apetite.
Existe tratamento?

A boa notícia é que quando se trata apenas de halitose devido a presença de tártaro, sim, há tratamento e é relativamente simples. Os animais devem ser submetidos a um procedimento que exige anestesia geral para fazer a limpeza minuciosa dos dentinhos do pet. Além disso, em caso de comprometimento de ligamento ou raiz é indicado fazer a extração dos dentes acometidos.
Como fazer a prevenção?
A prevenção do mau hálito dos pets ocasionados por presença de cálculos bacterianos é realizada com a escovação dentária diária ( com intervalo máximo de 48 horas). Essa escovação deverá ser feita aos poucos, até o animal aceitar que precisa fazê-lo e que isso se tornará um hábito.
Embora seja uma tarefa difícil no início, depois que vira rotina, passa a ficar muito mais fácil. Por mais que acostumar um filhote seja imensamente mais fácil do que acostumar um cão adulto, é bem importante que você tenha paciência e resiliência.
A escovação dos dentes deve ser feita com pasta própria e a melhor pasta é a pasta enzimática, além disso fazer a manutenção do hálito fresco oferecendo petiscos que ajudam na limpeza dos dentes e fluidos de diluição na água são bastante recomendados. Veja os produtos mais bem cotados para a saúde oral do seu pet:

[…] animal tem algum tipo de acometimento. Porém muitas vezes, podemos notar sintomas como:-Halitose (saiba mais sobre clicando aqui) – Febre-Dor -Falta de apetite-Diminuição da ingestão de água -Corrimento nasal ( […]