Sinto te informar, mas muitas coisas que você ouviu dizer sobre a alimentação dos animais, é mito. Não é de hoje que as “fake news ” são espalhadas por aí. Desde o tempo das nossas avós, a desinformação é criada, fica popular e é passada de gerações. Claro que muita coisa que essas pessoas de antigamente falavam, são verdade até que se prove o contrario, mas aqui, vou passar para vocês mitos antigos sobre a alimentação dos cachorros.
Cachorro que só come ração vive mais
Esse mito é um clássico dentro de qualquer consultório veterinário. E pode ser vindo de tutores ou até mesmo de colegas veterinários que sempre ouviram isso da indústria da ração. O fato é que depois que as pessoas começaram a cuidar melhor dos seus pets, elas passaram a alimentá-los com ração. E há uma associação do tempo de vida dos cães que vêm aumentando consideravelmente com o consumo exclusivo de ração. Porém é um mito pois já está comprovado que os cães que fazem uso de alimentação mista ou alimentação natural podem viver tanto quanto ou até mais que aqueles que se alimentam apenas de ração a vida toda.
Carne crua deixa o cachorro mais agressivo
Não se sabe qual a base dessa informação, mas acredita-se que esse mito surgiu devido as pessoas acharem que existe associação com a parte selvagem e caçadora do animal. Porém já está mais que comprovado que carne crua é excelente para os cães, inclusive existem dietas cruas e que já se sabe que isso não altera o comportamento ou até mesmo a índole desse cachorro.
Com relação a ser perigosa por poder ter presença de bactérias e outros parasitos, é importante sempre comprar uma carne de boa procedência e se atentar a higiene básica como lavar as mãos para cortar ou servir, fazer o manuseio sempre em locais livres de contaminação ( pia e tabua de carnes sempre higienizadas ).
Se o cachorro comer peixe o pelo cai
Esse mito é bem antigo, e as pessoas associavam sempre o gato com o peixe e o cachorro com o leite ( jajá vamos falar sobre isso ). Porém, existe um crença popular que se o cachorro come peixe, o pelo dele cai todo. E sabemos que isso não é verdade e já tempos evidencias de que muito pelo contrario, o peixe é rico em substâncias que melhoram a condição da pele e dos pelos também.
Cachorro filhote tem que beber leite
Isso só se torna um mito quando falamos de um leite de uma outra espécie e filhotes a cima de 35 dias de vida. Mas, de acordo com a crença, todo cachorro filhote deveria tomar leite, ( de vaca). A verdade é que cada espécie produz um leite diferente que será benéfico para cada tipo de filhote. Portanto ao ofertar um leite de espécie diferente, você pode ocasionar problemas gastrointestinais momentâneos naquele filhote, principalmente se ele ingerir grande quantidade.
Proteína de mais é responsável por problema renal
Desde minha graduação eu escuto essa frase, mas a verdade é que sim, os cães precisam de proteína de qualidade para sobreviverem. Principalmente quando falamos de animais que possuem rins saudáveis (mesmo os idosos), não é a proteína que é a responsável por problemas renais. Os cães entram em contato com outras substâncias nefrotóxicas e não podemos alegar que a culpa é da proteína. Porém aqueles cães que já possuem doença renal, deverão ter a quantidade diária de proteína restrita.