Vet Paula Silverio

O que você precisa saber antes de ter um Border Collie?

O que você precisa saber antes de ter um border collie? Muitas pessoas sonham em ter um cão dessa raça pela sua aparência e também por uma característica que todos falam: a sua inteligência. Porém, muitas pessoas acabam adotando ou comprando um cão desses sem saber como lidar com ele e é aí que começam os problemas. Foi pensando nisso, em te preparar para ter um “bordinho” em casa, que eu preparei esse post para você! 

Escolha um canil de confiança para minimizar problemas futuros

É óbvio que ninguém quer pagar caro por nada. Mas já ouviu falar no barato que sai caro? Muitas vezes essa teoria se aplica na hora de comprar um Border Collie, sabe por que? 
Porque assim como em todas as raças de cães, existem doenças hereditárias e congênitas. Porém quando se faz uma seleção genética bem feita ( que é o que a maioria dos donos de canis fazem para evitar problemas), esse tipo de problema reduz absurdamente. 

E quando falamos de doenças hereditárias e congênitas, estamos falando de coisas mais complexas e de caro tratamento como: displasia coxofemoral, surdez pelo gene duplo merle ou pied bald extremo, a CEA ( colly eye anomaly) e a mielopatia degenerativa. Ou seja doenças que no final das contas, ter escolhido o criador mais barato, pode sair muito caro financeiramente e mentalmente

Entenda que ter quintal não substitui passeio

Uma das coisas que eu mais escuto é ” Dra, eu tenho quintal grande, então ele vai ser feliz, não é mesmo?!” NÃO! De nada adianta você disponibilizar para o seu border collie um quarteirão inteiro de quintal, uma fazenda inteira de espaço se você não faz e oferece o que ele precisa: Atenção, disciplina, treinos e vínculo com o tutor.
O fato de ele ter muito espaço, só significa que você pode jogar a balinha mais longe. Porque na verdade mesmo, ele quer ficar perto de você! Quer interagir com você! Por isso, mesmo pessoas com um grande quintal, devem sim passear com os seus cães todos os dias. Assim, além de gastar energia física, eles também tem um gasto excelente de energia mental. 

Sua energia é infinita

É claro que se você está querendo adquirir um Border Collie, essa é uma das primeiras coisas que você precisa saber, afinal, é um dos maiores desafio dos tutores. A energia de um cão dessa raça é realmente muito alta, tanto na forma física como na forma mental. 

Por isso que caprichar nas atividades físicas diárias como passeios, caminhadas, corridas e brincadeiras é essencial. Mas nunca deixe de investir tempo e criatividade nas atividades mentais, aquelas que eles podem e devem perder tempo fazendo um único exercício desafiador. Nesse post aqui, falei mais sobre isso. 

Ele solta muito pelo

Essa é uma raça que vai soltar grande quantidade de pelos pela casa, e por onde ele passar. Afinal, seu tipo de pelo está em crescimento e troca constante e por isso é comum você ver tufos de pelos voando pela casa que é moradia de um Border Collie. E não, os de pelagem curta não soltam menos pelo. 

A dica para esse problema é que você faça escovações regulares com rasqueadeira  (indico essa aqui ) de 2 a 3 vezes na semana é o suficiente. Além disso fazer a tosa trimming 1 vez a cada 3 meses é ideal. Atenção: NUNCA faça tosa convecional em um border collie. 

Ele usará a sua inteligência para te manipular

Como nem tudo são flores, o nível de inteligência do border collie é realmente muito alto e com certeza a característica da raça que mais chama atenção das pessoas que o amam. Porém, ele usa sim, dessa inteligência para conseguir o que ele quer. E por mais que seja difícil admitir, sim o seu cachorro vai te manipular as vezes… Ou sempre. 

Em alguns casos eles aprendem algumas coisas com apenas uma repetição. Ou seja se ele usa uma técnica e ela dá certo, ele vai conseguir associar e repetir a mesma coisa sempre que foi conveniente. Eu sei que é difícil de resistir a carinha dele. Mas se você dá o que ele quer, já era. 

Apesar de tudo isso, essa é uma raça de cachorro incrível e que sempre vai te surpreender. Por mais que ter um cão dessa raça não seja coisa simples, inclusive, eu desaconselho um tutor de primeira viagem ter um cachorro desse, esse é com certeza um cachorro espetacular! 

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *