Vet Paula Silverio

Onda de Calor: Seu pet pede ajuda

A onda de calor com certeza está presente na maior parte do território brasileiro e isso é impossível de não notar. Afinal, as temperaturas têm batidos recordes em vários lugares, a sensação térmica está absurdamente alta. E se nós, seres humanos temos sofrido com isso, imagina os seus pets. Possivelmente eles estão precisando de ajuda e por isso, eu resolvi fazer esse post para te auxiliar. 

Sinais de calor nos pets

Com essa onda de calor, os pets podem demonstrar alterações de comportamentos que significam que eles estão com altas temperaturas. Você pode observar: 

  1. Alteração em atitude: animal pode ficar mais inquieto ou até mais apático. 
  2. Vocalizar com mais frequência: É comum que os gatinhos aumentem a frequência e o volume de miados, enquanto os cães passem parte do seu tempo “chorando”. 
  3. Ofego: Apesar de mais comuns nos cães, os gatinhos também podem ficar ofegantes com a língua para fora e respiração mais acelerada.
  4. Diminuição em apetite
  5. Aumento do consumo de água

Além disso, alguns animais, embora seja mais raro, podem apresentar mais sinais como vômitos por exemplo. 

O que evitar durante a onda de calor?

Durante os aumentos da temperatura nessa onda de calor que atinge praticamente todo o nosso país, é importante saber que algumas coisas devem ser evitadas. 

  1. Passeios entre 9 horas e 20 horas: Nessa janela de horário, além de o asfalto ser perigoso e poder queimar as patas dos seus pets, há também o abafamento, já que os seus pets ficam muito próximo do chão e isso pode levar a uma hipertermia. 
  2. Trocar água só quando acaba a do recipiente: troque a água do seu pet várias vezes ao dia. Assim, você garante o frescor e que o seu pet vai sempre querer ingerir aquela água. 
  3. Deixar o pet em local sem sombra ou em local que só existe uma casinha para que ele se esconda: As casinhas de diversos materiais, podem reter ainda mais calor, por isso, se o seu pet fica sempre preso em uma área que não tem nenhuma alternativa de sombra, repense. 
  4. Brincadeiras de alta intensidade nos horários mais quentes do dia: Isso pode fazer com que o seu animal cheguem em um estado de fadiga rápido e tenha dificuldade de troca gasosa, principalmente os animais braquicefálicos ( com o focinho achatado).

O que fazer durante a onda de calor?

Apostar em hábitos que levam os pets a se hidratarem mais e melhor e brincadeiras que os refrescam, é uma excelente pedida durante as altas temperaturas. Assim como: 

  1. Servir sachês gelados diariamente para os gatinhos 
  2. Fazer petiscos gelados como sorvetes funcionais 
  3. Oferecer agua sempre fresquinha, e de preferencia colocar cubos de gelo para que dure mais.
  4. Enriquecimento ambiental com petiscos congelados 
  5. Oferecer ambiente com conforto térmico: sombra, ventilador ou ar condicionado 
  6. Espalhar bebedouros pela casa. 

Essas são apenas algumas dicas do que você pode fazer para amenizar o calor do seu peludo. Porém existem várias opções e a sua criatividade precisa estar do seu lado. 

Cuidado, o calor mata!

Quando se diz  “morreu de calor”, se tratando de pets, não é uma frase exagerada. Isso porque nós temos a hipertermia maligna, que se trata de uma alta na temperatura corporal do pet e essa, pode levar o animalzinho a óbito. É mais comum isso acontecer em animais de focinho achatado, como os bulldogs, pugs, pequinês, persas. Mas pode acontecer com qualquer animal. A hipertermia maligna é uma emergência veterinária e em muitos casos o animal precisa ficar internado e fazer uso de oxigênio para que volte a ter seus parâmetros normais. É importantíssimo que você entenda que nessa onda de calor, os casos estão aumentando de mais e todo cuidado é pouco. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *