Vet Paula Silverio

Pilares de uma canina saudável e feliz

Quais são os pilares de uma vida canina mais saudável e feliz? Todo bom tutor de cachorro está em uma luta incessante para conseguir dar uma melhor qualidade de vida para seu amigo de 4 patas. Mas com o que você precisa se preocupar? 

Quais são os principais pilares?

Quando falamos de um animal saudável e feliz, em qualquer espécie, incluindo a canina. Inicialmente é imprescindível entender as necessidades do seu cachorro. Por mais que a gente naturalmente pense que o que a gente gosta, eles gostam também. Mas isso não é verdade. Afinal, com os pets cada vez mais próximos a nós, a tendência é deixar as necessidades da espécie mais de lado. 

Porém isso fere uma das 5 liberdades do bem estar animal, e o ideal ´para ofertar o mínimo para o seu pet ser saudável e feliz é respeitar essas 5 liberdades, que são:

  1. Livre de fome e sede
  2. Livre de medo e angústia
  3. Livre para expressar comportamentos naturais
  4.  Livre de dor, ferimentos e doença
  5. Livre de desconforto

Mas claro que apesar de isso ser quase óbvio, existem algumas coisas que precisamos falar um pouco mais. 

1. Livre de fome e sede

Não só deixar o animal com alimento e com água, isso precisa ser feito da forma correta. Primeiro precisamos entender as necessidades nutricionais da espécie canina. Os cães são animais carnívoros e a proteína é sim de extrema importância na manutenção da saúde desses animais. Porém, além disso outros componentes como extrato etéreo, carboidratos e fibras também são essenciais. Existem no mercado diversos tipo de ração para cachorro que são bons alimentos, falei sobre isso nesse post aqui.  

Com relação a água, é de extrema importância que a água ofertada seja limpa em um recipiente limpo. É muito importante trocar essa água algumas vezes ao longo do dia e deixar o bebedouro na sombra. Fazer o manejo adequado da água desse animal o livra de doenças relacionadas com a baixa ingestão de água e também doenças relacionadas a água contaminada, como verminoses por exemplo. 

2. Livre de medo e angústia

Das individualidades da espécie canina a expressão de medo e angústia ficam muito claras para o seu tutor. Os cachorros são animais expressivos e podemos falar que o medo pode surgir de diferentes graus e em situações distintas em cada um. Algumas raças são mais propensas e outras menos. Porém, o medo é algo extremamente individual. Por isso, expor o seu animal a situações que ele tem um medo inegável vai contra o bem estar dele. O cachorro feliz é aquele que se sente a vontade e tranquilo. 

3. Livre para expressar seus comportamentos naturais

Esse é um dos maiores desafios para os tutores da espécie canina. Afinal, o cão de água não pode nadar porque é difícil secar. O cão de trabalho não pode trabalhar dentro do apartamento. O cão de corrida não tem espaço o suficiente para correr. E o cão de caça se caçar uma única barata vai levar bronca. 

Confesso que essa parte é a mais difícil para a maioria das famílias. Porém existem muitos comportamentos que é possível um cão doméstico, que vive em um apartamento pequeno exercer. Como por exemplo: roer ( brinquedos, ossos, mordedores…), se exercitar ( caminhadas e brincadeiras diárias ), lamber ( brinquedos, mordedores, tapetes lambedores) e se socializar ( tanto com a família como outros cães ). 

4. Livre de dor, ferimentos ou doença

Como já havia dito antes, a espécie canina é muito expressiva e por isso é fácil de perceber se o seu animalzinho está com dor. Normalmente, em alguns casos eles choramingam, tremem, diminuem o apetite e nos casos onde o cão é mais tímido, geralmente ele apenas se isola e fica apático. Porém é de extrema importância que o tutor se prontifique em aliviar a dor ou resolver o problema desse animal. 

É de fato importante manter esse animal imunizado e também fazer check up no mínimo anual. Assim a qualquer sinal de doença, seu pet vai poder receber tratamento adequado de forma precoce. 

5. Livre de desconforto

Quando falamos de desconforto para a espécie canina, estamos falando de desconforto físico e mental. O que significa espaço físico adequado e livre de incômodos. Sendo assim, o espaço do seu pet deverá ter sol e sombra, um espaço grande o suficiente para que o animal possa caminhar ao longo do dia, se alongar e se esconder e também um espaço que o animal se sinta seguro e não fique ativo o tempo todo. 

Acho que nem preciso mencionar que isso significa que esse animal deve viver livre de correntes, não é mesmo? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *