Vet Paula Silverio

Qual a real necessidade de banho e escovação em cachorro?

Será que banho em cachorro e escovação de pelos é realmente algo necessário para a saúde deles. Ou será que isso é somente “frescura” dos tutores? Vamos falar de tudo o que você precisa saber a respeito da higiene do seu cachorro aqui nesse texto. 

Qual é a real necessidade de dar banho no cachorro?

Na verdade os cães que passarem a vida inteira sem tomar banho, não vão ser menos saudáveis que aqueles que tomam banhos com certa periodicidade. Portanto, a necessidade de banho em um cachorro saudável não existe, a menos que estejamos falando de algumas situações pontuais, como contato do pelo com alguma toxina por exemplo. 

A verdade é que pelo fato de os pets estarem cada vez mais próximos de seus tutores, os banhos são mais necessidade da família que vai se importar com certeza em conviver com um cão sujo ou com mau cheiro por vezes. 

Mas o banho faz mal? Não se você fizer com a frequência correta. O ideal é espaçar os banhos cada vez mais, que seja com espaços a cada 15 dias pelo menos. O ideal na minha opinião seria pelo menos intervalos de 20 a 30 dias entre os banhos. Porém como eu sei que essa não é a realidade de muitas raças de cachorro, o correto é espaçar o máximo possível. 

Já falei em um post ( nesse aqui ) como você consegue manter  a higiene do seu pet sem prejudicar a pele dele sem precisar de dar banhos com muita frequência. Essa é uma ótima ideia para quem está em busca de manter seu pet mais limpo sem precisar tirar a proteção da pele dele com tanta frequência. 

E a escovação, é realmente importante?

Quando a gente fala da higiene do pet, na minha opinião, a escovação é mais importante que o banho. A escovação é responsável por retirar pequenos objetos que possam estar grudados nos pelos, os nós presentes, além de retirar os pelos mortos ali presentes que acabam infestando a casa e as roupas dos tutores de pelos. 

Esse processo é muito importante, afinal, através dele, você vai ser capaz de avaliar a condição da pele do animal e retirando os nós, você também vai ser capaz de evitar uma futura dermatite ou desconforto que seu cachorro possa ter devido aos fios ficarem entremeados. 

Para os tutores de cães de pelagem longa e lisa, como Shih Tzu, o Lhasa Apso, o Afghan Hound, o York Shire e o Maltês por exemplo, a indicação é escovar os pelos diariamente quando estiverem longos. 

Quando falamos de cães com pelagem média ou curta, o ideal é que a escovação seja realizada pelo menos uma vez por semana, assim, o tutor consegue se livrar da maior parte dos pelos mortos e ficar com a casa mais higiênica. 

O que mais devo fazer para manter a higiene do meu cachorro em dia?

Ainda mais importante que os banhos, nos temos a higienização de áreas pontuais. Isso significa que todo cachorro possui algumas áreas que devemos ficar mais atentos a sua higiene, para evitar aparecimento de doenças no local. 

Uma dessas áreas de maior preocupação são as dobrinhas que algumas raças possuem. Como os Pugs, Bulldogs, Shar Pei, Shih Tzu e Pequinês por exemplo. Esse cães possuem dobrinhas na face e ao longo de seu corpinho e como essas dobrinhas ficam pouco arejadas, o tutor de um cachorro dessas raças, deverá se preocupar com esses locais para evitar aparecimento de dermatites ou até Miíase. Uma vez por semana usando shampoo a seco nessas áreas e secando, é o suficiente para mantê-las higienizadas. 

Outra região que devemos sempre cuidar com mais afinco é a região dos olhos, que por muitas vezes pode gerar problemas graves, como excesso de secreção acumulada, pode acarretar em prurido no local e isso, pode estar relacionado com o aparecimento de uma úlcera ocular ou até miíase na região dos olhos. Limpar com produto específico uma vez por semana é essencial. 

Os ouvidos também deverão ser limpos com recorrência e essa limpeza ajuda e muito no controle de otites já existentes e também de futuros problemas auditivos. O produto que deverá ser utilizado, é o de limpeza próprio para conduto auditivo e sem ácido na composição. 

E por último, mas não menos importante, é preciso aparar as unhas do cachorro sempre que necessário. Assim, você consegue evitar vários problemas que uma unha grande pode trazer, como expliquei nessa matéria aqui. 

Produtos que indico:

Shampoo
Rasqueadeira
Removedor de pelos
Shampoo Seco
Alicate de Unha
Limpeza de Ouvido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *