Vet Paula Silverio

Raiva em cães e gatos

A raiva em cães e gatos é um acometimento muito grave. Trata-se de uma zoonose, ou seja nós humanos, também podemos contrai-la. Trata-se de uma doença viral que tem uma taxa altíssima de mortalidade dos indivíduos infectados.

O que é a raiva em cães e gatos?

A raiva em cães e gatos é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus. Uma doença infecciosa e aguda que pode acometer vários mamíferos como ruminantes, morcegos, cães, gatos e até mesmo o ser humano. É caracterizada como uma encefalite progressiva e aguda, muito conhecida pela taxa de letalidade ser de praticamente 100%. 

Embora seja uma doença muito associada aos cachorros, que até 2003, eram os principais transmissores para o ser humano, a raiva hoje, é um acometimento raro, graças a conscientização da população da necessidade da vacinação. 

Como a raiva é transmitida?

A principal forma de contágio da raiva é através do contato direto com a saliva do animal infectado com o animal saudável. Isso acontece loco após o vírus entrar em contato com as células nervosas periféricas posteriormente o cérebro e enfim, se aloja nas glândulas salivares do animal. E como a doença causa agressividade, o animal acometido fica mais impulsionado a morder, transmitindo o vírus e a doença. 

Quais os principais sintomas da raiva em cães e gatos?

Os sintomas da raiva em cães e gatos variam de acordo com o estágio em que a doença está no organismo do animal. Mesmo que a primeira imagem que vem a mente das pessoas seja uma animal super bravo e babando uma saliva branca e espumosa. 
A doença possui dois estágios, que são: Raiva Furiosa e Raiva Paralítica. 

Na primeira fase da doença, o animal começa a apresentar sinais como: ansiedade, medo, depressão, agressividade, demência e encefalite. Essa fase dura até 4 dias, até o início da segunda fase, que é quando intensificam os sintomas neurológicos como: salivação, dificuldade de engolir alimentos, desequilíbrio e paralisia. Essa é uma fase mais aguda, em que geralmente o paciente vem a óbito em até 48 horas. 

Diagnóstico, tratamento e prevenção

Normalmente o tutor percebe que o animal está com alguma coisa de errado, quando ele percebe que os sintomas estão piorando rápido de mais. Porém, quando os sintomas são perceptíveis, já é tarde de mais. Mas, o médico veterinário, responsável pelo caso vai averiguar se a raiva é uma possibilidade a partir dos sintomas que o animal está apresentando. 

A raiva em cães e gatos é uma doença que não tem cura e que os indivíduos acometidos vêm a óbito em praticamente todos os casos. O diagnóstico preciso, só pode ser feito após o óbito do animal, infelizmente. 

A boa notícia é que existe imunização, e ela tem sido eficaz a muitos anos. Já que a raiva hoje é uma doença rara, embora ainda exista. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *