Cuidado, seu cachorro pode estar pedindo ajuda. Será que o seu cachorro está com algum problema que você não consegue perceber? Muito provavelmente se isso estiver acontecendo ele está te dando alguns sinais comportamentais e você não está conseguindo associar isso a um real problema.
Muitas vezes um cachorro pode ter problemas graves e só demonstrar de forma nítida que ele precisa de ajuda quando a situação já está bastante complicada. Pensando nisso, eu listei nesse post alguns sinais que são demonstrados quando um cachorro precisa de ajuda.

Seu cachorro esconde os problemas
Muitas vezes, quando o cachorro tem algum problema, a tendência não é a demonstração imediata e muito aparente de que algo errado está acontecendo. Afinal, isso seria completamente contra as leis naturais. E já vou te explicar sobre isso a seguir.
O cachorro na natureza, seria um animal predador e que vive normalmente em matilha. O que faz com que ele sempre tente esconder as fraquezas, já que são comportamentos indesejáveis para um animal que precisa ser temido. Devido a isso, é bem comum que mesmo os cachorros selvagens por exemplo, continuem as suas atividades normais, como caça e interação mesmo quando algo errado está acontecendo. Os sinais claros só vêm quando esse cão já não suporta mais fisicamente o problema.
Isso reflete nos nossos cachorros, mesmo aqueles que nunca viram uma grama ou caçaram se que uma mosca. É bem normal que no início do problema, o cão até demonstre que precisa de ajuda, mas isso será de uma forma bem sutil. Caso o seu cachorro demonstre qualquer um dos sinais que eu vou listar a baixo, leve-o ao veterinário.
10 sinais que o seu cachorro está pedindo ajuda

1) Isolamento Social
Um sinal muito comum mas muitas vezes ignorado pelos tutores, é o isolamento do cão. Provavelmente se algo está errado, inicialmente ele sairá de perto da família de forma esporádica e curta. Posteriormente ele vai evitar de sair do lugar para se socializar.
2) Perda de interesse por alimento
Um cachorro normalmente fica ansioso para os horários de se alimentar (pelo menos é o que deveria acontecer sempre). No caso dos cachorros que estão pedindo ajuda por algum motivo, a hora de se alimentar passa a ser desinteressante e por vezes até mesmo sacrificante. Na maioria das vezes o cão diminui o apetite, fica com apetite seletivo e posteriormente perde total interesse no alimento.
3) Demonstra menos empolgado em atividades que ele normalmente gosta
Todo tutor conhece muito bem os gostos dos cachorros. E provavelmente horários como os de passeio e brincadeiras são bem empolgantes para eles. Porém se o seu cão começa a evitar de colocar a coleira, ou brinca por menos tempo que o normal, é sinal de alerta.

4) Erra o lugar das necessidades
Se o seu cachorro está acostumado a sempre fazer as necessidades no mesmo lugar, e em algum momento ele passa a fazer no lugar errado, algo pode estar acontecendo com ele. Além disso, stress e muitas doenças do trato digestório e do trato urinário, podem ser a causa de isso estar acontecendo.
5) Crescimento exagerado de unhas
Por mais que a maioria das pessoas julguem isso como um fator normal, o crescimento exagerado das unhas pode sim estar relacionado com doenças e uma bem comum é a Leishmaniose. Devido a isso, por mais que o seu cão não tenha mais nenhum um sintoma característico, é importante investigar o motivo dessa unha não estar crescendo de uma forma adequada.
6) Mau hálito
Muita gente detesta a halitose mas julga que é algo normal dos cães. Porém um halito muito forte pode estar sim relacionado a doenças periodontais como o tártaro por exemplo, mas também com outros tipos de doenças, como doenças renais e diabetes por exemplo.

7) Ingestão anormal de água
Se o seu cachorro faz a ingestão de água de forma excessiva, pode ser que ele esteja com algum problema. Alguns acometimentos endócrinos e até mesmo desidratação, fazem com que o cão aumente consideravelmente a ingestão de água. Por mais que muitos tutores fique muito orgulhosos disso, é um comportamento que precisa ser analisado.
8) Lambe as patas de forma exagerada
Por mais que não tenha nada na patinha do seu cachorro e mesmo assim ele lambe a pata o tempo todo, isso pode demonstrar que esse cachorro precisa de ajuda. Mesmo que a vida toda ele tenha sido assim. Geralmente, esse comportamento que muita gente acha normal, pode significar que o seu cachorro está estressado e ansioso.
9) Mudanças repentinas de humor
Um cachorro que sempre foi manso e de uma hora pra outra fica nervoso, reativo ou o contrário, pede atenção. Mudanças repentinas de comportamento, geralmente demonstram que esse animal não está bem, podem estar com alguma dor ou alguma dificuldade.
10) Mudanças de rotina
Quando o seu cachorro muda aleatoriamente seu comportamento como dormir mais ou em horários diferentes. Ficar muito agitado em momentos do dia que não costumava ficar, é um sinal para que seus tutores fiquem atentos porque isso representa que ele pode estar desconfortável ou com dor.

Boa tarde Dra. Gostaria de tirar uma dúvida se possível. Tenho um casal de border, ambos peludos sendo o macho blue merle e a femea preto e branco… tiveram uma ninhada de 7 cachorrinhos, sendo 2 femeas e 5 machos. Todos nasceram preto e branco, uns mais parecidos com marcas do pai e outros da mãe. No entanto, todos nasceram com pelinhos custos, inclusive estão c 67 dias e não ficaram peludinhos como eh costume ver filhotes de border e mesmo como eram os pais quando pequeninos… Gostaria de saber se existe alguma explicação pra isso e se esse pelo vai uma hora ficar igual ao pelo dos pais, peludinhos.