Seu gato tem dificuldade de beber água? Ele vai poucas vezes no bebedouro ao longo do dia? Todo gateiro de plantão sabe a importância da ingestão suficiente de água para os bichanos, já que esses pets têm muita tendência em desenvolver problemas urinários. Porém, você tem ideia do que deve fazer para que o seu gatinho aumente a ingestão hídrica diária? É isso que vou te contar nesse artigo.
Problemas urinários comuns nos felinos
Os problemas urinários são recorrentes principalmente para aqueles gatinhos que não vão beber água frequentemente ao longo do dia. Porém, alguns deles são mais comuns e estão mais relacionados com a baixa ingestão de água, como:
- Cistite;
- Formação de Cálculos Urinários;
- Formação de Cristais Urinários;
- Obstrução Urinária;
- Doença Renal Aguda;
- Doença Renal Crônica.
Ajustes no manejo para o gato beber mais água
Ajustar o manejo do gatinho, vai com certeza fazer com que ele faça mais ingestão de água ao longo do dia. Como consequência, esse animal terá o trato urinário muito mais saudável e menos sobrecarregado. Muitas vezes as mudanças são muito sutis e fazem toda a diferença. Com certeza o investimento em produtos que fazem a diferença ficará menos dispendioso que o tratamento de um bichano doente.
Sachê todos os dias = beber água de forma indireta
O sachê é um excelente aliado para a saúde do trato urinário dos felinos. E o uso diário é especialmente indicado para ajudar na ingestão indireta de água. Graças a esse costume o seu gato não vai precisar beber tanta água de forma direta ao longo do dia ( ou seja, direto do potinho). Não se preocupe, afinal o sachê é um alimento balanceado e devido a isso, não há problemas em ofertá-lo todos os dias. Veja aqui nesse post quais são os melhores sachês para gatos.

Escolher o local e o material correto do bebedouro faz toda diferença
De nada adianta colocar água usando o melhor bebedouro e não escolher o melhor local ou o melhor material. Com relação a materiais recomendo fortemente que você escolha algum que mantenha a água fresca, como barro ou pedra. Os gatinhos dão preferência sim para água mais fresca e corrente, e por isso o cenário ideal seria ofertar a água em uma fonte de pedra ou de barro.
Com relação a localização, sugiro fortemente que você tenha mais de um bebedouro espalhado pela cada em lugares estratégicos. Ou seja, lugares onde o bichano frequenta mais ao longo do dia. Isso vai estimula-lo a beber mais água com certeza.
Renovar a água constantemente e manter o bebedouro limpo
Essas duas etapas, são de fato de extrema importância e embora pareça óbvio, muitos tutores acabam pecando nesse aspecto. O fato é que gatinhos são muito exigentes e sempre preferem água limpa e fresca. Isso ajuda e muito o bichano beber a quantidade necessária de água todos os dias. Portanto, mesmo que o nível de água ainda não tenha abaixado, é interessante fazer a troca mais de uma vez ao dia. Lavar o bebedouro é de extrema importância também, e por isso, o tutor deve ficar atento e fazer essa higienização em média de 2 vezes por semana.