Vet Paula Silverio

Sinais de que seu gato está ficando velho

Como saber se o seu gato está ficando velho? Quais são os principais sinais que os bichanos demonstram quando chegam na fase sênior? Essa é uma fase especial da vida dos animais, onde eles precisam cada vez mais de sossego e que o seu tutor dedique-se em seu bem estar. 

E é por isso, que preparei um post falando somente sobre esse assunto, afinal, todo bom tutor precisa ficar de olho e se adequar de acordo com cada fase da vida do seu pet.

Com qual idade os gatos começam a demonstrar que estão idosos?

O envelhecimento para um gato acontece assim como para nós humanos. Alguns indivíduos ficam mais tranquilos e outros já demonstram mais as alterações da idade. Ou seja, isso é muito individual de cada animal. Porém, existem estudos que mostram que as alterações celulares devido ao envelhecimento se iniciam por volta dos 7 anos de vida do bichano. 

Porém, para você entender melhor, é interessante que você saiba classificar a idade do gato de acordo com suas especificações médicas:

  • Adulto: Até 7 anos 
  • Maduro: entre 7 e 10 anos 
  • Idoso: entre 10 e 14 anos 
  • Geriátrico: a partir de 14 anos. 

Sinais de que o seu gato está ficando velho

Alguns gatos vão sofrer mais com o envelhecimento do que outros. Muitas vezes os sinais que o bichano te dá são fáceis de você notar, como: 

  • Perda de peso
  • Pelagem arrepiada 
  • Aumento da Micção ou sede 
  • Diminuição em interesse por brincadeiras 
  • Aumento de horas de sono 
  • Alterações ao caminhar 
  • Alterações de comportamento. 

Alguns indivíduos vão começar a apresentar essas alterações desde a fase Madura, enquanto outros podem começar a apresentar somente na fase Geriátrica. Mas o que esses sintomas têm a ver com a idade? Já vou te explicar. 

Com a idade, alguns animais podem ter diminuição de olfato e paladar e isso pode afetar sua alimentação. Assim como outros acometimentos que envolvem saúde oral e saúde geral do animal. Desgastes dentários, dentes quebrados e gengivites geralmente também contribuem para que o gato diminua a ingestão de alimento, resultando na perda de peso. 

Além disso, esses animais perdem um pouco de sua flexibilidade principalmente devido a doenças osteoarticulares, que causam muita dor e também devido ao aumento das horas dormidas, que por sinal o sono tem bem menos qualidade nessa fase. Então, sendo menos flexíveis e evitando movimentos por possível dor, notamos as diferenças ao caminhar, perda de musculatura e também seus pelos ficam sem a higienização adequada, tendo o aspecto de que está sempre arrepiado. 

E por fim, os gatos são animais que têm bastante tendência a desenvolver problemas urinários. Devido a isso, é importante ressaltar que o aumento da ingestão de água, micção e incontinência urinária podem estar relacionados a isso. 

Quando sei se é natural o problema ou preciso de um veterinário?

De uma maneira geral, os pacientes que são idosos devem fazer acompanhamento periódico com o médico veterinário. É ele quem vai determinar se existe algo a ser tratado e melhorado ou não. Por isso, meu conselho é que sempre que aparecer algo diferente no seu bichano, você o leve ao seu vet de confiança para averiguar.

Os gatinhos nessa fase, precisam de  muito sossego e que os seus tutores estejam empenhados a proporcionar a eles o máximo possível de bem-estar. Ou seja, na maioria dos casos o tutor consegue proporcionar tratamentos paliativos que vão dar a esse bichano muito mais tranquilidade e conforto. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *