Nesse artigo você vai conhecer uma solução natural e caseira que vai te ajudar muito com a coceira do seu cachorro. Coceira em cães é uma das causas mais comuns que levam um tutor de cachorro a buscar um veterinário. Principalmente quando é algo constante e que oferece muito desconforto para o cão e também para o tutor. Por isso é muito importante que o tutor conheça de onde vem o problema. Porém, em muitos casos essa solução pode ajudar de forma eficiente nesse problema, veja só:
Causas de coceira em cães:
As causas de coceira em cachorros podem ser diversas e antes de qualquer tratamento é muito importante que você determine o motivo pelo qual o seu cachorro se coça tanto com um médico veterinário de confiança. Porém aqui, vou pontuar algumas causas de coceira nos cães que são bem recorrentes:
- Dermatite Alergica
- Dermatite Atópica
- Dermatite Infecciosa ( por fungos e bactérias )
- Sarnas
- Ansiedade
Além disso, outros acometimentos menos comuns podem causar a coceira nos cães. E como a origem é diferente, logo, subentende-se que o tratamento também é diferente. E quando falamos de tratamento falamos de tratar a causa ( problema inicial ) e não a consequência ( sintoma). Quando o tratamento do sintoma é de forma natural, fácil e econômica, é melhor ainda.
Solução Natural para a Coceira
Por diversas vezes, tutores me pedem soluções naturais para os pets, principalmente quando o assunto é coceira. Uma das coisas que costuma funcionar muito é diluir em um óleo vegetal de coco ou amêndoas ( o para pele e não para cozinha) 1 gotinha de óleo essencial de melaleuca ou lavanda em 1 ml de óleo vegetal.
Ou seja, se você usar 10 ml de óleo vegetal, seriam 10 gotas de óleo essencial. Mistura tudo e bem e aplique pelo corpinho do pet se a coceira for generalizada, ou no local se a coceira for focal. Em casos de coceira extrema, pode aplicar a cada 2 dias. Em casos de coceira branda, 1 ou 2 vezes na semana é o suficiente.

Como funciona
Normalmente o cão que se coça com frequência tem a pele e o pelo mais ressecados e irritados. A irritação vira uma bola de neve já que quanto mais o animal se coça, mais ele irrita a pele e mais ele se coça novamente. Já a pele ressecada também é um fator que aumenta o prurido do animal.
Quando fazemos uso do óleo de coco ou de amêndoas, automaticamente já estamos hidratando a pele do animal. Os óleos essenciais de melaleuca e de lavanda, são excelente para irritações cutâneas, além de ajudarem na saúde dos pelos. E é por isso, que quando se faz a solução, unimos o benefício da hidratação com as propriedades curativas dos óleos, tendo um excelente resultado.
ATENÇÃO: Embora não seja comum, alguns animais podem ter reações adversas e por isso qualquer sinal de piora, agitação e vômito, cesse o uso da solução instantaneamente.