Tipos de Border Collie, qual seria o melhor para você? Existem cães diferentes de acordo com as suas características e personalidade? Existe sim! E meu objetivo aqui nesse vídeo é te ensinara escolher qual seria a melhor linhagem para você!
Como o Border Collie é uma raça de cachorro que possui aptidão para diversas atividades, é importante te lembrar que esses cães, possuem linhagens que são selecionadas para executar da melhor forma possível, um determinado trabalho. E por é por isso que o adequado é o criador entender bem essas diferenças para conseguir obter o melhor resultado de cruza. Para nós, tutores, o importante é entender o objetivo que o cachorro terá na nossa vida e procurar a linhagem que mais combina com o que você procura.
Quais são os tipos de border collie?
Basicamente os tipos de criação de border collie selecionam cães de show, ou exposição e cães de trabalho. Dentro da categoria trabalho, nós temos uma subcategoria que são os cães de esporte. Você consegue notar diferenças tanto na personalidade deles, como também na aparência física.
Não que vai ser algo completamente diferente, porém algumas características em alguns cães vai ser mais notória em certas linhagens do que outras. Veja só:
Border Collie de exposição:

Os border collies de show, ou exposição, são cães criados com um objetivo único: alcançar o mais perfeito padrão estético da raça. Nesses casos, os criadores, têm como objetivo um cão com o perfil oficial da raça (veja aqui) e com qualidades de um cachorro pet. Ou seja, eles valorizam os cães mais calmo, com temperamento mais dócil e paciente.
Fisicamente, esses cães seguem a orientação de padrão oficial pelo Kennel Clube e podemos notar que esses geralmente são animais com uma pelagem mais bonita, estrutura média e a expressão é mais atenta, porém, mais doce. São cães que gostam de atividades, mas não têm fascinação por elas.
Border Collie de Trabalho:

Os border collies de trabalho, são cães criados com objetivo de ser um bom cão para pastoreio. Nesse caso, os cães precisam de algumas características comportamentais únicas, como coragem, foco e determinação. Quem cria esse tipo de cachorro não busca beleza física, e sim comportamentos essenciais de um bom trabalhador: força física, boa disposição e resistência.
Fisicamente, esses cães são mais robustos e fortes, de tamanho médio a grande e que podem tem pelos curtos por serem considerados melhores para a vida no campo. São cães com a expressão muito focada e com alto ímpeto de caça.
Border Collie de esporte:

Os border collie de linhagem esportiva, são uma subcategoria criada dos border collies de trabalho. Nesse caso, os cães são absurdamente focados e determinados, além de serem loucos por dopamina. São vários os esportes que um border collie se destaca, como os esportes de obediência ou canicross por exemplo, mas, o maior destaque é no agility. As pessoas que criam cães esportistas, fazem seleção genética de cães que possuem alto ímpeto de caça, mas que também são mais focados em um objetivo final, seu premio, que so será conquistado quando ele terminar a sua prova.
Fisicamente, eles são cães mais leves, mais ágeis e tem uma expressão completamente concentrada e animada.
Estudos mostram a diferença de cães de show e trabalho
Esse assunto é tão importante que virou tema de trabalho científico, onde foram analisadas duas raças: o Border Collie e o Labrador. E nesse estudo, foram avaliadas várias diferenças de comportamento além do quanto a genética interfere na personalidade dos cães.
E uma frase me chamou muito a atenção: “Os resultados sugerem que, no quesito comportamento, escolher a certa LINHAGEM / LINHA DE SANGUE dentro de determinada raça pode ser mais importante do que escolher apenas pela raça.”