O cio, é um assunto que gera muitas dúvidas para os tutores de cadelas: ” Afinal, quando começa? Ela pode engravidar no primeiro cio? Quais as mudanças da cadela durante o cio?”. Foi pensando nisso que fiz esse post para te ajudar a entender mais essa fase em que a sua cadela passa e que normalmente, acaba afetando toda a família de alguma forma.
Cio, o que é isso?
O cio é a fase na qual a cadela está apta a se reproduzir. Ou seja, existem algumas alterações hormonais, alterações comportamentais e físicas que caracterizam esse período. As fases do cio de uma cadela são diferentes das de outros animais. Então, é importante entender as 3 fases do cio da cadela:
1) Proestro: Essa é a primeira fase do cio. É quando a cadela começa a ter algumas alterações muito observadas pelos tutores como inchaço em mamas, inchaço em vulva e sangramento vaginal. Nessa fase, de pré-ovulação, a fêmea ainda não aceita a monta do macho. Além disso, pode apresentar alterações comportamentais.
2) Estro: Essa é a fase do cio em que a cadela já parou o sangramento e está iniciando a fase de ovulação. Portanto, é nessa fase que as cadelas estão prontas para se reproduzirem e aceitam a monta.
3) Diestro: É uma fase onde a cadela chega em seu pico de progesterona e por isso, ela já não aceita mais a monta. É nessa fase também, que o organismo se prepara para uma possível gestação.
Vale lembrar que no período em que a cadela não está nessas três fases do cio, ela está em uma fase chamada Anestro. O que ocorre entre o diestro até o próximo proestro.

Quando a cadela atinge a maturidade sexual?
A partir do primeiro cio, podemos dizer que a cadela atingiu a sua maturidade sexual. E isso significa que a partir desse momento, a cadela já está apta a se reproduzir. Contudo, não é recomendável que as cadelas fiquem gestantes enquanto são muito jovens. Bem como quando já estão a cima de 8 anos de idade.
Com relação a idade, é muito variável, sendo que normalmente as fêmeas de raças pequenas têm seu primeiro cio por volta dos 6 meses de idade, as fêmeas de raças média por volta de 10 meses de idade e fêmeas de raça grande e gigante após 1 ano de vida.
Quando a cadela atinge a maturidade sexual, é comum que ela apresente alterações comportamentais como por exemplo ficarem mais agitadas, mais desobedientes, carentes e dominantes especialmente quando há a presença de outras fêmeas.
Cio seco
Chamamos de cio seco, quando a cadela não tem sangramento vaginal durante o período do cio. Porém, ainda assim essa cadela vai passar pelas fases de pré ovulação e ovulação normalmente. Isso significa que elas vão produzir cheiros atrativos para os machos, aceitam monta e ficam gestantes normalmente.
Quando a cadela tem o cio seco, ou seja um cio anormal, é recomendado que o tutor opte pela castração, já que cadelas com esse tipo de anormalidade, estão mais propensas a desenvolver doenças como tumores mamários e infecções no útero.